CMaker Games
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CMaker Games
Atualizado: 2024-01-27
Já pensou em criar seus próprios jogos digitais?
O curso CMaker Games é voltado para jovens, neste curso iremos te apresentar este mundo incrível e para isso preparamos um curso repleto de desafios e recheado de aprendizado para você se encantar com esse universo promissor. A plataforma de desenvolvimento que usaremos (o motor gráfico) é um dos melhores disponíveis no mercado para criação de jogos 2D, o Contruct 3. Disponível em plataforma online, não requer instalação e não necessita aqueles computadores mega potentes para desenvolvimento.
Ficou curioso? Dá só uma olhadinha aqui nos jogos incríveis criados com o Construct.
Quer criar seu primeiro jogo? Matricule-se aqui! | |
Dúvidas? Whatsapp Fábio Bettio (Fundado do Espaço CMaker e organizador do curso) |
Conteúdo dos módulos
Boas-vindas à sua jornada emocionante no mundo dos jogos! Nosso programa foi cuidadosamente elaborado para guiá-lo passo a passo, proporcionando uma experiência envolvente e prática. Vamos explorar os módulos que o levarão de iniciante a um verdadeiro mestre na arte do desenvolvimento de games.
Formação Ninja Games – Básico
E assim começa sua jornada gamer, você será introduzido ao ambientes de jogos por meio de um jogo de carros e aprenderá itens como pontuação, cenário, colisão.
Já parou para refletir como um computador pensa? Como um carro anda dentro de um jogo? Aqui iremos te ajudar a descobrir a resposta desta e muitas outras perguntas.
- Módulo 1 – Decomposição e pseudocódigo: Você vai ter seu primeiro contato com o motor de desenvolvimento (Contruct 3) e investigar seus jogos preferidos, usando decomposição e pseudocódigo.
- Módulo 2 – Input e Outputs: Dê seus primeiros passos no motor de desenvolvimento (Contruct 3), desvendando seus jogo com decomposição e pseudocódigo. Crie seu primeiro jogo, aprendendo sobre input, outputs, animações e movimentação. Os testes tornam-se uma parte essencial de seu desenvolvimento.
- Módulo 3 – Eventos e Ações: Evolua seu jogo adicionando eventos e ações. Aprenda a fazer seu jogo interagir, permitindo colisões e desaparecimento de objetos. Introdução às declarações condicionais, dando um toque de complexidade ao seu projeto.
- Módulo 4 – Tipos de dados e variáveis globais: Explore a criação da pontuação do seu jogo e mergulhe no mundo das variáveis. Este módulo apresenta as bases das variáveis, enquanto você desenha sua primeira linha do tempo.
- Módulo 5 – Público-alvo: É hora de iniciar o jogo! Adicione seu primeiro botão e aprofunde-se na discussão sobre público-alvo. Vamos levar sua jornada a um novo patamar.
- Módulo 6 – Ciclo de via de um projeto: Conclua sua primeira jornada gamer incorporando o “Game Over”. Descubra o ciclo de vida de um projeto e os aspectos envolvidos em cada etapa.
- Projeto final: O projeto final desafia você a criar seu primeiro jogo para um cliente, utilizando os conhecimentos adquiridos.
Parabéns! Agora você passa para o próximo nível e já podemos deixar as tarefas um pouco mais desafiadoras!
Quero garantir a minha vaga!
Formação Ninja Games – Pré-intermediário
Agora que você deixa de ser um novato na área de games e passa para o próximo nível. Nesta nova fase iremos convidá-lo a desenvolver ainda mais o seu conhecimento, aprendendo sobre redes (servidores), combinando a magia dos games com a emoção da robótica.
- Módulo 7 – Fluxogramas primeiros passos: Explore a visualização de algoritmos por meio de fluxogramas. Atividades práticas com MEGO de processos proporcionam uma compreensão mais profunda. Aprenda a aplicar fluxogramas em um projeto real, introduzindo conceitos cruciais para o pensamento computacional.
- Módulo 8 – JavaScript primeiros passos: Dê um salto para o mundo do código! Aprenda os fundamentos do JavaScript, inserindo seu primeiro “hello world”, utilizando alerts e console.log. Transforme seus conhecimentos em fluxogramas em linhas de código, dando vida às suas criações.
- Módulo 9 – Pensamento computacional: Desenvolva uma compreensão do pensamento computacional. Explore as vertentes da decomposição, abstração, algoritmo e reconhecimento de padrões. Aplique esses conceitos em variáveis, tipos de dados, operadores, estruturas de controle, funções e uso de bibliotecas, culminando na criação de um jogo responsivo.
- Módulo 10 – Arduino: Entre no emocionante mundo da robótica! Desenvolva um projeto que envolve ligar LEDs com botões, explorando mecânica, código e eletrônica. Esta etapa prepara você para a integração física entre jogos e projetos de robótica
- Módulo 11 – Servidor NodeJs: Chegou a hora de unir seu jogo ao projeto de robótica! Enfrente uma etapa repleta de testes e introdução aos conceitos de redes com o Servidor NodeJs.
- Projeto final: Nesta etapa os estudantes são convidados a desenvolverem um jogo onde seja possível interagir fisicamente em um projeto de robótica e este interaja online com o jogo desenvolvido em construct através do servidor.
Agora você deixa de ser um novato em games e já tem a base para embarcar em novas aventuras cada vez mais desafiadoras e inovadoras na área de desenvolvimento de games!
Agora é a hora, quero garantir a minha vaga!
Formação Ninja – Intermediário
Como um ninja iniciante, sua jornada continua a evoluir. Nesta etapa, você será desafiado a aprimorar suas habilidades, aprofundando a integração entre robótica e games.
- Módulo 12 – Estruturação de projeto: Revise e fortaleça os conhecimentos adquiridos até aqui, aplicando-os em um projeto que destaca o pensamento computacional.
- Módulo 13 – Versionamento de código: Aprenda as melhores práticas e ferramentas de mercado para versionamento de código. Entre no universo do Github, onde poderá gerenciar e versionar seus códigos de maneira eficiente.
- Módulo 14 – Luzes: Explore o mundo dos circuitos com o uso de luzes e potenciômetro. Desenvolva um projeto que permita controlar a luminosidade, replicando esse comportamento em um jogo. Introduza o uso avançado de funções no seu jogo.
- Módulo 15 – Som: Adentre o fascinante universo do som! Descubra como incorporar efeitos sonoros ao seu jogo, proporcionando uma experiência sensorial mais completa. Explore a integração de reações sonoras com seu projeto de robótica por meio de interações com botões.
- Módulo 16 – Cinética: Encerre o curso com chave de ouro, desenvolvendo um protótipo de um volante. Construa sua própria caixa de volante, aplique conhecimentos de eletrônica para movimentar o volante e som. O destaque do projeto é a criação do seu game digital, onde você terá construído seu simulador de direção utilizando JavaScript e C++!
Parabéns, você está pronto para enfrentar desafios ainda mais emocionantes e complexos na integração entre robótica e games.
Seja um verdadeiro ninja na arte do desenvolvimento de jogos! Prepare-se para novas aventuras e inovações, consolidando sua posição como um mestre na criação de experiências interativas e tecnologicamente avançadas.
Veja como vão funcionar as aulas:
Turmas pequenas para jovens a partir de 14 anos.
Aulas aos sábados, das 9:30:00hrs as 11:30hrs.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Desejável trazer notebook.
Requisitos de sistema (Construct 3)
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Investimento
Matrículas abertas! | |
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